Em análise: Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça, em Digibook

O maior confronto de titãs da história e um dos filmes mais controversos de 2016 está, por fim, disponível em Blu-ray 3D, Blu-ray e 4K Ultra HD… maior do que nunca.

A Versão Derradeira do filme, com 30 minutos de cenas adicionais e 2 horas de extras, promotia fazer as delicias de todos os fãs. Mas, será que tal aconteceu ou, será que, mais uma vez, veremos uma divisão entre fãs, tal como ocorreu com o lançamento do filme nos cinemas (e com os próprios heróis)?


APRESENTAÇÃO (5/5)

Com um belíssimo Digibook a acompanhar a Versão Derradeira do filme, cada colecionador sairá satisfeito. E esta mesma satisfação começa logo na capa. A rigidez desta edição é acompanhada por uma capa lenticular, de grande qualidade, que varia entre o Super-Homem e o Batman. Já na contra-capa é a Mulher Maravilha quem brilha. No interior do Digibook, encontramos 64 páginas do livro Batman v Superman: Dawn of Justice: The Art of the Film, repletas de ilustrações deslumbrantes de cenários do filme, guarda-roupa e storyboards.

IMAGEM (4.5/5)

Batman v Super-Homem é apresentado em Blu-ray pela Warner Brothers, com um codec AVC 1080p, numa transferencia 2.40:1. Tendo sido filmado com uma variedade de câmaras e finalizado em 4k (incluindo todos os efeitos visuais), o filme apresenta uma qualidade de imagem bastante satisfatória, em Blu-ray. A sua apresentação muito “filmica”, com a presença intencional de algum grão na imagem, atribui à mesma uma certa textura e profundidade, conferindo-lhe um maior nível de realismo. Com a maioria das cenas a decorrerem à noite, o filme possui sombras negras acentuadas que, por vezes, ocultam os grandes detalhes da imagem. A razão de tal não se encontra na transferência, mas sim nas opções tomadas por Zack Snyder e pelo seu diretor de fotografia Larry Fong. A preferência pelas imagens com pouca cor por vezes retiram algum detalhes aos planos mais escuros, mas este elemento não constitui algo que perturbe a visualização do filme. Os efeitos visuais apresentam-se também com um excelente realismo e nitidez.

 

SOM (5/5)

Com uma faixa de audio em Dolby Atmos, o som de Batman v Super-Homem constitui tudo aquilo que os fãs esperavam de uma verdadeiro confronto de titãs. Cada pequeno detalhe de som, quer sejam murros ou até simples passos das personagens, soam com uma nitidez elevada, não existindo qualquer sobreposição entre si. Explosões e destruição de edifício emitem uma realidade impressionante. A própria banda sonora elaborada por Hans Zimmer e Junkie XL ajuda a complementar, de forma excepcional, o ambiente sonoro do filme, fazendo com que este elemento se transforme numa personagem no filme. Se há algum ponto menos positivo do som, este estará no diálogo. Existem momento, ainda que reduzidos, nos quais os diálogos entre duas personagens não se encontram no esplendor dos restantes sons.

 

MATERIAIS DE BÓNUS (2.5/5)

Se a Edição Derradeira de Batman v Super-Homem brilhou na apresentação, imagem e som, nos materiais de bónus o mesmo já não poderá ser dito. É aqui que a edição mais perde. Se esperavam encontrar nas anunciadas ‘2 horas de extras’ um extenso making of do filme, tal não acontecerá. As duas horas de extras estão, de facto, presentes, mas as mesmas mais se assemelham a material divulgado para promover o lançamento do filme nos cinemas e não no Home Video. Para além disso, não encontrarão nenhum dos extras legendados em português. Se o inglês não é o vosso forte, dificilmente conseguirão apreciar estes pequenos featurettes. Mas passaremos a analisar cada um deles:

– Unir os melhores do mundo (15:05): uma pequena peça promocional que explica como o universo cinematográfico da DC está a ser construido, como foram escolhidos os diferentes atores para interpretarem os heróis da Liga da Justiça e com este universo se desenvolverá. Não há qualquer tipo de abordagem a Batman v Super-Homem e nenhum elementos dos bastidores do filme é exibido.

– Deuses e Homens: Um Encontro de Gigantes (12:28): featurette que aborda a aparição de Batman e Super-Homem na banda desenhada, as razões por que estes começaram a combater neste meio e também as razões que, apesar de tudo, os fazem unir para formar a Liga da Justiça. Mais uma vez, pouco ou nada é abordado em relação ao filme.

– O Guerreiro, o Mito, a Maravilha (21:16): featurette promocional aos 75 anos da Mulher Maravilha… como a personagem surgiu na banda desenhada e o que ela representa. Toda a abordagem é direcionada à banda desenhada e fracas são as menções à versão cinematográfica da personagem.

– O novo Batmobile (22:46): esta extra poderia ser bastante interessante, se no mesmo estivessem incluídas pequenas entrevistas, com fortes menções ao uso do carro no filme. Mas o mesmo não acontece. Esta extra mais se assemelha a um episódio de Top Gear, do que a um verdadeiro Behind The Scenes de um filme.

– Batman (08:15): depois de tanto tempo, é apresentado um verdadeiro featurette de bastidores do filme. Aqui é explicado como a nova encarnação de Batman no cinema foi elaborada. No entanto, a fraca duração do mesmo deixa a sensação que haveria muitos mais elementos a abordar.

– Mulher Maravilha (06:48): o que se passou com o featurette anterior sobre Batman, acontece também com este e com o seguinte que aborda o Super-Homem.

– Super-Homem (07:08): idem.

– O poder do murro (05:15): uma desilusão, é o que este extra é. Esperava ver uma verdadeiro making of desta batalha de titãs, mas o que nos é entregue é uma pequena peça, na qual um narrador explica as características cientificas da mesma e não como esta foi construída.

– Luthor (12:33): pequeno featurette que nos mostra as alterações da personagem de Lex Luthor da BD para BVS e também de Doomsday. Tal como os featurettes de Super-Homem, Batman e Mulher Maravilha, fica a sensação de que haveria muito mais a abordar

– Salvar os morcegos (4:37): material promocional sobre os donativos que a produção do filme fez para salvar os morcegos dos EUA, de uma extinção próxima.


VEREDICTO FINAL (3.7/5):

Esta edição prometia muito e pouco foi entregue. Em relação à Versão Derradeira do filme, apresentação da edição e qualidade da imagem e som tudo foi apresentado com o maior nível. No entanto, das 2 horas de extras anunciadas pouco ou nada faz justiça aos restantes elementos da edição. Todos esperavam uma longo documentário de making of de ‘Batman v Super-Homem’, mas nada disso nos foi entregue. Fica, agora, a esperança de que essas imagens cheguem aos colecionadores, pelo menos, numa edição futura.

3 Comments Add yours

  1. André diz:

    Ola poderiram dizer-me se as legendas do filme Batman v Superman em Blu-ray estao as duas linhas dialogo em cima do filme ou se uma linha de dialogo se encontra por cima das barras pretas?
    Obrigado 😉

    Gostar

    1. Olá, André.
      Uma das linhas das legendas encontra-se nas barras pretas.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s