Em análise: Capitão América: Guerra Civil, em Steelbook

Um conflito explosivo abalou o Universo Cinematográfico da Marvel, assim como o nosso mercado nacional. Depois de alguma “batalha” entre colecionadores e distribuidoras, edições mais especiais começaram a chegar ao nosso mercado e Capitão América: Guerra Civil acompanhou essa tendência.

Com um belíssimo Steelbook a apresentar este grande filme, estava tudo reunido para uma análise pacifica. Mas será que este sentimento de paz se manteve?


APRESENTAÇÃO (4.5/5)

Tal como referido, se antes víamos o nosso mercado inundado por edições em keepcase, agora vemos o mesmo a acontecer com as edições em Caixa Metálica. E Capitão América: Guerra Civil foi mais uma “vitima” desta nova vaga, com o lançamento de um belíssimo Steelbook nacional. Para além das belas artes escolhidas – tanto para a capa, contracapa e interior – o Steelbook possui ainda um acabamento em baixo relevo na capa e um acabamento glossy na contra-capa. Pequenos detalhes que aumentam o valor da edição. O ponto negativo deste Steelbook encontra-se na lombada. Acompanhando a má tendência adoptada pela Disney, este Steelbook não possui qualquer tipo de titulo na lombada, mas sim imagens das principais personagens. Pergunto-me é o que acontecerá com o Steelbook de Infinity War. Teremos direito a duas lombadas para que consigam colocar todas as imagens dos Vingadores? Há que referir também o elevado preço pedido por esta edição. 30€ por um Steelbook com um só disco é um exagero.

IMAGEM (5/5) in Blu-ray.com

Capitão América: Guerra Civil apresenta-se com uma transferência 1080p muito detalhada, naturalmente colorida e excepcionalmente precisa. A imagem é toda ela bastante cinematográfica, conseguindo revelar sempre os detalhes mais íntimos de tudo. Os uniformes dos heróis aparecem com uma definição incrível – texturas do Capitão América, o uniforme estruturado do Pantera Negra e até danos de batalha na armadura do Homem de Ferro são bastante visíveis e precisos. A claridade da imagem é excelente, até nas cenas mais escuras… nenhum objeto aparece ocultado ou até desfocado pela escuridão.

 

SOM (4/5) in Blu-ray.com

Com uma faixa de áudio em DTS-HD Master Audio 7.1, seria de esperar nada para além de espectacularidade do ambiente sonoro desta batalha. No entanto, por vezes, nota-se alguma dificuldade na faixa de áudio em exprimir os sons mais intensos. Explosões e movimentos de ações aparecem tímidos, em grande parte do filme. Até nos sons ambiente se nota, por vezes, alguma fraqueza. No entanto, a verdadeira força da faixa surge nas grandes cenas de ação. É nestes momentos que ela brilha em todo o seu esplendor. A banda sonora também é reproduzida com uma excelente definição. Os diálogos são nítidos na generalidade dos momentos, exceto em algumas situações mais íntimas nas quais se tornam de “difícil” compreensão.

 

MATERIAIS DE BÓNUS (4/5)

Uma Guerra Civil desta magnitude, exigia materiais de bónus à sua altura. Porém, mais uma vez, recebemos os típicos elementos que encontramos em todos os lançamentos Blu-ray. Foi-nos prometido um Making-Of de 45 minutos e, apesar deste ter sido entregue, ficamos com a sensação de que o mesmo está incompleto. Os restantes materiais de bónus também pouco ou nada acrescentam à edição. São pequenos featurettes engraçados, mas que não atribuem nenhum valor superior.

– Unidos Venceremos, Divididos Seremos Derrotados – O Making Of de Capitão América: Guerra Civil (45:43): Um Making Of do filme, dividido em duas partes, que peca na parte técnica. Apesar deste pequeno documentário realizar uma extensiva análise à narrativa do filme, perde um pouco por nunca se focar muito na parte técnica do mesmo. Penso que seria também interessante ter alguns depoimentos da equipa técnica do filme (responsáveis por efeitos visuais, música, edição, guarda-roupa, entre outros). O documentário não é mau, mas fico a sensação de que falta algo.

– Capitão América: o Caminho para a Guerra Civil (4:11): um pequeno featurette que aborda a evolução da personagem no universo cinematográfico da Marvel, desde o seu primeiro filme. 

– Homem de Ferro: o Caminho para a Guerra Civil (4:27): este featurette replica tudo o que o anterior fez, mas mudando a perspetiva do Capitão América para o Homem de Ferro.

– Cenas Eliminadas (7:52): não existe nenhum elemento que sobressaia nestas cenas. Percebe-se o porquê de terem sido eliminadas da versão final do filme. Basicamente, aqui apenas nos são entregues versões alargadas de algumas cenas do filme, que pouco ou nada acrescentam à história. A exceção à regra está numa versão alargada da conversa que o Capitão e a Viuva Negra (SPOILER ALERT) possuem após o funeral da Peggy. Aqui é acrescentada alguma backstory à viuva que ajuda ao desenvolvimento da personagem neste universo. Estes segundos adicionais deveriam estar no filme.

– Erros de gravação (2:53): o que já todos esperávamos… um featurette bastante divertido de alguns erros dos atores que ocorreram durante as gravações. 

– Um olhar exclusivo para Doutor Estranho (4:02): uma pequena peça promocional ao novo filme da Marvel, onde apenas são replicados detalhes já divulgados em outros materiais promocionais.

– Comentários Áudio


VEREDICTO FINAL (4.5/5):

Apesar de alguns pontos negativos encontrados neste edição penso que, no geral, nos foi entregue uma edição bastante competente. O Steelbook é lindíssimo (tirando o pequeno pormenor da lombada) e os materiais de bónus, apesar de algumas falhas, abordam pontos bastante interessantes dos bastidores do filme. Acima de tudo, é bom ver que edições mais especiais começam a aparecer no nosso mercado, dando aos colecionadores nacionais razões suficientes para investirem no mercado nacional – fica só o pedido de que os preços excessivos terminem. Como veredicto final, resta só referir que este Steelbook é uma edição essencial para qualquer fã do filme e para qualquer colecionador nacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s