Em Análise: Lego Batman O Filme, em Blu-ray

Gotham está a sofrer grandes alterações e se Batman quer salvar a cidade da usurpação hostil de Joker, vai ter que deixar o vigilante solitário de lado, aprender a trabalhar com os outros e se calhar, mas só se calhar, relaxar. E será que os colecionadores também poderão relaxar, sabendo que têm uma boa edição em mãos? É isso que tentarei descobrir. 


Apresentação (1/5)

Mais do mesmo. Uma edição completamente simples, com um único disco e nada mais. E, infelizmente, não temos mais nenhuma opção de compra no mercado nacional. Todas as edições lançadas seguem a simplicidade desta edição Blu-ray. Acima de tudo, posso dizer que isto é uma completa desilusão. Não há nenhum elemento presente que acrescente valor a esta edição, fazendo com que se torne difícil arranjar uma justificação para os 25€ cobrados pela mesma. Pelo filme em si, o valor é justo, mas, a edição apresentada não fundamenta metade do valor pedido.

Imagem (4.5/5) in Blu-ray.com

A transferência entregue pela Warner representa uma espectaculosidade de cor, com uma elevada saturação e onde a luz preenche todos os pormenores de cada plano. Os pretos são profundos e sólidos, incluindo no uniforme do Batman, assim, por exemplo, na sequência de abertura. A luz digital, em várias cenas, possui um exagero deliberado, assim como uma certa qualidade florescente, que o Blu-ray reproduz na perfeição. O detalhe é excelente, sendo que se consegue distinguir tanto as construções de Lego individuais, e todos os seus pequenos detalhes, como imperfeições de “uso”, assim como as porções de elementos do cenário que adotam uma representação mais realista (como a águas e as chamas).

 

Som (4/5) in Blu-ray.com

No que já se tornou quase garantido em todos os grandes lançamentos da Warner, Lego Batman O Filme é apresentado com uma faixa em Dolby Atmos (na sua versão original). A dobragem em português apenas se encontra em Dolby Digital 5.1, mas a mesma não será considerada para esta análise. A faixa em Dolby Atmos possui todo o refinamento, fidelidade e dinâmica que seria de esperar, entregando uma experiência sonora imersiva, especialmente quando a mesma é dominada por efeitos musicais. Apesar da flexibilidade 360º do Atmos à sua disposição, a equipa sonora optou por manter grande parte do som “não-musical” em frente ao espectador, limitando o uso dos restante canais. Quanto ao diálogo, este é sempre claro e nunca ocultado por outros elementos.

 

Materiais de Bónus (2/5)

Existe uma divisão bastante clara entre os materiais de bónus. Temos uma componente (bastante reduzida) que se caracteriza por conteúdos produzidos, claramente, para esta edição, enquanto que existe uma segunda apenas para elementos divulgados para o lançamento do filme nos cinemas. Mas, nem tudo é mau. Todos os materiais de bónus estão legendados em português, o que, em lançamentos da Warner, se tornou uma raridade.

– 4 Novas e Originais Curtas de Animação (07:30): pequenas curtas animadas com as personagens do filme que incluem os seguintes títulos: Cavalo Negro; O Batman não está interessado em ti; Cozinhar com o Alfred e Efeitos Sonoros: Como são feitos?. Não adicionam nada de novo à edição, mas são pequenos segmentos cómicos.

– Curta Metragem “Lego Ninjago” (05:23): mais uma pequena curta animada que nada mais é que uma apresentação do próximo filme da saga Lego.

– Cenas eliminadas (07:00): cenas cortadas da versão final que, tal como em qualquer filme de animação, são constituídas, essencialmente, por storyboards animados. Estas cenas em particular possuem momentos bastante cómicos, mas que em nada contribuem para a narrativa principal, percebendo-se, assim, a sua ausência no filme.

– 6 Featurettes: aqui está a divisão de que falei no início. Apenas um dos seis featurettes constitui conteúdo que, realmente, foi trabalhado para esta edição. Os restantes cinco nada mais são que elementos promocionais para o lançamento nos cinemas. Por consequência, como este último conteúdo foi produzido de modo a não revelar nada sobre a narrativa do filme, o mesmo não nos transmitem qualquer tipo de informações, em profundidade, sobre os bastidores. E, como extra para uma edição Blu-ray, é uma desilusão.

– Uma peça de cada vez: Como Se fez Lego Batman o Filme (16:10): aqui, passamos por todos os processos de construção que o filme percorreu… desde a sua concepção inicial até à sua conclusão e, posterior, lançamento. No entanto, fica a sensação de que as várias fases presentes neste elemento foram condensadas ao máximo. Muito mais poderia ter sido explorado.

– No interior da Mansão Wayne (02:36): a partir deste momento, entramos nos conteúdos divulgados, há vários meses, para a promoção do lançamento nos cinemas. Por isso, tudo o que irão encontrar serão vídeos que, muito provavelmente, já visualizaram. Em particular, neste featurette temos uma “visita guiada” à Mansão Wayne.

– Peça por peça: Como Se fez o Lego Batman (03:50): o titulo engana bastante. Apenas existe uma apresentação dos atores que dão voz às personagens e não uma autêntica visita aos bastidores.

– Os bastidores das peças (04:13): um olhar à narrativa de Lego Batman o Filme, mas, que nada de novo revela. Às personagens é dada uma certa existência real, fazendo com que sejam as mesmas a falar sobre a construção do filme.

– Eu e o meu Mini Fig (00:56): os atores falam das figuras Lego das suas personagens.

– O concurso Rebrick (02:47): apresentação das curta metragens vencedoras deste concurso.

– Materiais promocionais: o conjunto dos trailers e todos os materiais em vídeo lançados para o filme.

– Comentários áudio

 


Veredicto final (3/5)

O que dizer? Lego Batman O Filme foi apenas mais uma das vitimas da simplicidade que as distribuidoras nacionais adotaram nos seus lançamentos. Se por vezes lançam edições, como Steelbook, sem ninguém esperar, por outras, retiram todo e qualquer tipo de edições mais especiais a filmes bastante aguardados. Infelizmente, nunca conseguiremos perceber estas decisões. E, enquanto continuarem a insistir nesta falta de valor acrescentado às edições (uma simples slipcase melhorava bastante todo o cenário), não posso recomendar edições… pelo menos, não pelo preço alto que é exigido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s