Em Análise: Logan, em Blu-ray Digibook

Quando muitos desejavam um Steelbook, eis que surge este belo Digibook para Logan que está a encantar todos os colecionadores nacionais. Todos correram para as lojas para agarrarem a sua cópia e, em menos de uma semana, este já se encontra praticamente esgotado. Mas será que existe mesmo uma razão para tal loucura? É isso que verei.


Apresentação (5/5)

Não há muito a dizer aqui. As fotografias abaixo falam por si só e demonstram a beleza desta edição. Em formato Digibook e com uma apresentação bastante simplista no seu exterior, somos, depois, presenteados com várias fotografias de elevada qualidade, quando nos aventuramos pela edição. O facto de a mesma vir ainda acompanhada não só da versão de cinema do filme, mas também da sua versão Noir (a preto e branco), constitui mais um fator de elevação da mesma. Fica só a sensação de que algo mais poderia ter sido feito na capa. Não no design, mas sim no acabamento final. Torna-se difícil olhar para o título do filme presente nesta secção e não pensar como um efeito de relevo ou baixo relevo ficaria ali.

Imagem (5/5) in Blu-ray.com

Logan é-nos apresentado numa transferência da cortesia da 20th Century Fox Home Entertainment com uma codificação AVC 1080p e um formato 2:38:1. Finalizado em definição 4K, esta constituiu uma apresentação visual estelar para a alta definição. Ao longo do filme, podemos identificar duas principais divisões em termos de tons. Num primeiro momento, e nas cenas iniciais no local isolado onde Charles e Logan vivem, é-nos apresentado um certo tom sepia, com uma qualidade, propositadamente, “degradada” e com ruído, para transmitir melhor todo o ambiente do deserto. Noutros momento, aparece o domínio do tom azul, que se intensifica ainda mais no final do filme. Porém, nenhuma destas tonalidades afeta o detalhe e a qualidade visual de Logan. Toda a mais pequena minuciosidade é excecionalmente detalhada, oferecendo um olhar preciso perante todos os elementos, tais como as roupas utilizadas por Caliban no início do filme, ou até as feridas grotescas presentes nas personagem. O detalhe nas sombras também é satisfatório, apesar de existirem pequenos momentos, nos quais o negro elimina parte do contraste. Apesar de tudo, esta constitui uma transferência que agradará todos os fãs.

 

Som (5/5) in Blu-ray.com

A faixa áudio DTS-HD Master Audio 7.1 de Logan apresenta uma constante imersão ao longo de toda a película, que rodeia, constantemente, o espectador com diversos efeitos sonoros. Como seria de esperar, as cenas de ação impulsionam o som numa atividade constante. Em adição, momentos em que Charles tem as suas “crises”, revelam-se incríveis, com um aproveitamento fabuloso do Subwoofer e das baixas frequências, que nos faz sentir a dor opressiva de Logan e todos os que o rodeiam. O diálogo aparece sempre claro e, como seria de esperar, numa posição primordial em relação a todos os restantes elementos (mesmo nas cenas de ação).

 

Materia de bónus (5/5)

Não interessa a quantidade, mas sim a qualidade. Esta é a lição que muitos estúdios deveriam aprender. Por quantas vezes não viram uma lista extensa de materiais de bónus que, no final, não acrescentam nada de novo? Ora, Logan inverte esta tendência. Com apenas dois elementos, consegue entregar tudo aquilo que um fã do filme poderia pedir. O facto de os extras virem legendados em português é outro ponto positivo a mencionar:

– Cenas eliminadas (07:45): o ponto mais interessantes deste elemento está, sem dúvida, nos comentários áudio do realizador que acompanham o visionamento de cada cena. Detalhes sobre momentos de gravações, pequenas curiosidades e até as razões do corte da cenas preenchem o ambiente. Só é pena que apenas o diálogo das cenas venha legendado e não os comentários em si. Para mim, não senti qualquer problema, mas percebo como em algumas pessoas poderá criar frustração.

– A Criação de Logan (1h16): ninguém poderia pedir melhor. Num longo documentário com mais de uma hora, o realizador, produtores, atores do filme e toda a equipa envolvida levam-nos numa viagem pelos bastidores. Mas não é uma típica jornada. O que podem esperar aqui é uma abordagem completa e com um sentimento enorme de honestidade em relação a Logan. Desde os momentos de concepção inicial, de criação da história e o guião, da “escolha” dos atores, a momentos de gravação e fase de edição final (visual e sonora) tudo nos é apresentado numa abordagem refrescante que vos fará ver e rever por várias vezes esta bela peça.

– Trailers

– Comentários áudio do realizador 


Veredicto (5/5)

Neste momento, já devem saber a minha opinião relativamente a esta edição e que se resume numa palavra: perfeição! Uma apresentação excepcional, imagem e som excelentes e ótimos materiais de bónus fazem desde Digibook um item obrigatório em qualquer colecção. Assim, digo-vos que, caso ainda consigam, corram para uma loja e comprem esta edição pois não levará muito até que fique completamente esgotada (já se torna difícil encontrá-la).

One Comment Add yours

  1. Pedro Pacheco diz:

    Uma edição a todos os títulos excepcional, como o filme, de resto, merecia. O disco adicional com a versão Noir é, também, um extra de monta! Estou muito satisfeito com esta compra, que irá ocupar um lugar de destaque na minha colecção.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s