A caminho dos Óscares


Tudo o que precisas de saber sobre o lançamento Blu-ray/DVD dos nomeados da academia está aqui.


É já no próximo domingo (dia 4) que se realizará em Los Angeles a muito agurdada cerimónia dos Óscares (com transmissão, em direto,  assegurada pela SIC). E se, nas últimas semanas, o mercado americano do Home Video tem sido inundado com as edições Blu-ray, DVD e, até, 4K Ultra HD dos filmes nomeados, em Portugal terás de esperar mais um pouco para puderes adicionar todos estes títulos à coleção.

Porém, ao contrário de outros anos, praticamente, todos os detalhes para o lançamento nacional deste filmes já é conhecido. E será isso mesmo que te iremos mostrar, para que comeces já a planear as compras dos próximos meses.


A FORMA DA ÁGUA

O visionário realizador Guillermo Del Toro traz-nos a história fantástica e a relação de amor entre Elisa, uma funcionário da limpeza num laboratório secretos dos EUA, e de uma criatura anfíbia presa no mesmo. Um conceito que, num primeiro plano, poderá surgir estranho para muitos, mas que produziu um dos melhores filmes do ano. Com 13 nomeações à estatueta de ouro, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz, é tido como um dos candidatos mais fortes para esta edição dos Prémios da Academia. Como tal, a sua chegada o mercado Home Video luso está planeada, também ela, com fortes edições. Um Steelbook Blu-ray belíssimo será disponibilizada, assim como as simples edições Blu-ray e DVD. E quando? Há previsão da sua chegada a 30 de maio, mas podem já reservar todas as edições.


TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA

Uma comédia negra escrita, produzida e realizada por Martin McDonagh, onde Mildred (Frances McDormand), inconformada com a falta de actuação das autoridades, perante o assassinato da sua filha adolescente Angela, resolve chamar a atenção para o caso, alugando três cartazes à entrada da cidade de Ebbing, no estado norte-americano do Missuri. Um filme, com 6 nomeações aos Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz/Ator e Melhor Argumento, e que tem dado a Frances McDormand a distinção merecida em outros prémios. Espera-se que esta tendência se mantenha no dia da grande cerimónia. Poderão adquirir “Três Cartazes” a 17 de maio, numa edição Steelbook Blu-ray, Blu-ray e DVD. As reservas também já podem ser realizadas.


LADY BIRD

Controverso por terras lusas devido à sua estreia tardia nos cinemas – apenas a 8 de março – este é um filme com uma história, aparentemente, simples, mas que tem despertados a atenção de muitos. Uma história que explora o humor e a emoção na turbulenta ligação entre uma mãe e a sua filha adolescente. Narrativa essa que apenas poderão adquirir, em Blu-ray e DVD (demasiado tarde) a 29 de agosto. Quem ainda estará a falar de Óscares 2018 nessa altura? Mas, pelo menos, a um preço acessível.


A HORA MAIS NEGRA

A melhor perfomance de Garry Oldman. É assim que A Hora Mais Negra tem adquirido relevância junto do grande público. Aqui, Oldman “agarra” Winston Churchill num momento de decisão entre uma paz negociada com uma Alemanha nazi ou uma declaração de guerra pouco preparada em prol dos ideais de liberdade e independência da nação. Para além da categoria de Melhor Ator, A Hora Mais Negra encontra-se nomeado para mais 5 prémios, entre eles Melhor Filme e Melhor Cinematografia. Porém, espera-se apenas que seja Garry Oldman o único a colocar esta película num lugar de destaque junto da Academia. Quanto a edições, apenas duas simples chegarão ao nosso mercado, em Blu-ray e DVD. O dia da sua chegada está marcado para 30 de maio, podendo, desde já, ser efetuada a sua pré-compra.


CHAMA-ME PELO TEU NOME

Um dos primeiros a chegar às salas de cinema portuguesas e talvez, por isso, se encontre um pouco mais “esquecido” junto do público nacional. Mas essa não deverá constituir uma razão para ignorar a qualidade da obra de Luca Guadagnino. Com 4 nomeações – Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Canção OriginalChama-me Pelo Teu Nome conta uma extraordinária história sobre o amor de Verão, entre Oliver e Elio. Aparentemente, com muito pouco em comum, mas que, há medida que o tempo decorre, se vão aproximando cada vez mais. Uma narrativa moderna e intemporal que apenas receberá um tratamento simplista no nosso país. Assim, a 30 de maio poderão contar apenas com edições simples em Blu-ray e DVD.


THE POST

Dois jornalistas do jornal The Post na corrida pela cobertura de um dos grandes acontecimentos jornalísticos do país, o caso dos “Papéis do Pentágono”. Este é o , digamos, “típico” filme de Óscares, concebido para arrecadar prémios. Mas não é por isso que deixamos de apreciar esta história sólida com as belas performances de Meryl Streep e Tom Hanks. No vosso lar, poderão fazê-lo a 13 de junho, quando este novo filme de Spilberg – nomeado para o prémio de Melhor Filme e Melhor Atriz – chegar em Blu-ray e DVD. As reservas podem ser feitas aqui.


DUNKIRK

Chegou o momento de Nolan! Depois de anos de enormes criticas à Academia por nunca distinguir nenhum dos grandes trabalhos realizados por Christopher Nolan ao longo da sua carreira, o momento do cineasta chegou com Dunkirk. Aqui, centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas, cercadas por tropas inimigas e encurralados na praia, de costas para o mar, enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima. Com 8 nomeações – entre elas Melhor Filme, Realizador, Cinematografia e Edição de Som – muitos aguardam com expectativa que o momento de Nolan chegue por fim. Domingo (dia 4) veremos como será… Já Dunkirk, podem vê-lo desde o dia 18 de dezembro, onde um bela edição Digibook Blu-ray (2 Discos) foi disponibilizada no nosso mercado e analisada pelo Sétima.


LINHA FANTASMA

Anunciado por Daniel Day-Lewis como o seu último trabalho no mundo da representação, a Linha Fantasma acabou por não ter o impacto, muito provavelmente, desejado. De entre os nomeados, surgem uma posição “despercebida”. Porém isso não impediu as suas 6 nomeações, incluindo Melhor Ator e Melhor Filme. Com o glamour da cidade de Londres do pós-guerra como pano de fundo, o renomeado costureiro Reynolds Woodcock e a sua irmã Cyril estão no centro da moda Britânica. Reynolds vê a sua vida sempre planeada alterada, quando Alma, uma jovem e perseverante mulher surge na sua vida, que se vê, agora, despedaçada pelo amor. O último filme de Day-Lewis poderá ser visto, em Blu-ray e DVD, a 6 de junho.


GET OUT

Um dos filmes de terror mais aclamado dos últimos tempos e, para alegria de muito, reconhecido pela Academia na categoria de Melhor Filme, Ator, Realizador e Argumento Original. Em Get Out, um jovem afro-americano é convidado a conhecer os pais da sua namorada branca e descobre-se envolvido numa situação sinistra. Sinistro foi também o lançamento Home Video nacional para este filme… Disponível, para revolta de muitos, apenas em DVD desde 23 de agosto do ano passado (a anunciada edição Blu-ray foi cancelada). Porém, desde as últimas semanas que, sem qualquer aviso, o Blu-ray tem chegado às lojas. Mais atitudes incompreensíveis por parte das distribuidoras…


I, TONYA

Tonya Harding dominou o gelo com um desportivismo sem precedentes, mas acabou por aparecer nas manchetes dos jornais por razões muito diferentes… Porém, a sua aparição pelas salas de cinema nacionais foi contida ao máximo. Porquê? Ninguém percebe… E tudo indica que esta tendência continue no lançamento Home Video deste filme, com apenas uma edição DVD anunciada para Julho. Parece que as suas 3 nomeações – Melhor Atriz Principal e Secundária e Edição – nada significam para as nossas distribuidoras…


THE FLORIDA PROJECT

Parece que entramos no caminho dos “renegados” aos Óscares para as nossas distribuidoras, sendo The Florida Project mais um filme destinado apenas ao DVD, a 19 de abril. Apenas nomeado para Melhor Ator Secundário, surge a história de uma precoce menina de 6 anos e do seu grupo de amigos numas férias de Verão cheias de assombro infantil, possibilidades e um sentimento de aventura, enquanto os adultos à sua volta lutam contra dificuldades várias. A nossa dificuldade é a aquisição de um Blu-ray neste mercado…


MUDBOUND – AS LAMAS DO MISSISSÍPI

Novo nomeado, novo DVD. Dois homens regressam a casa da Segunda Guerra Mundial para trabalhar numa fazenda no Mississippi e veêm-se obrigados a enfrentar o racismo e ajustar a sua vida após a guerra. Uma película reservada na sua divulgação e distribuição, tanto nos cinemas, como no Home Video, que segue para a cerimónia dos Óscares com 4 nomeações (Melhor Atriz Secundária, Argumento Adaptado, Cinematografia e Canção original) e que chegará às lojas a 19 de abril.


COCO

Entramos nos nomeados a Melhor Filme de Animação… e com muita revolta. É que falar de Coco, significa falar do nosso Boicote à Disney Portugal. Aquele que é considerado como o regresso da Pixar às suas obras-primas originais, após um longo período de sequelas, é equivalente ao regresso português à idade das trevas do DVD. E apenas do DVD, pois esse será o único formato disponível para venda a 28 de março, sem qualquer alternativa Blu-ray lá fora, com opções em português. Frustração, muita frustração para com esta aventura familiar inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos. Não para o grande filme em si que Coco é, mas sim para a distribuição nacional do mesmo…


FERDINANDO

A história de um touro gigante com um coração enorme, que ao ser confundido com um animal perigoso, é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para a sua família, ele reúne uma equipa totalmente desajustada para esta fantástica aventura. Uma animação com uma narrativa “simples”, que tem despertado um grande interesse junto de miúdos, assim como de graúdos. Muito provavelmente não levará a estatueta de Ouro – essa já esta reservada a Coco – mas merece o seu visionamento a 19 de abril, quando estiver disponível em edições Blu-ray e DVD.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s