The Incredibles 2 fora do mercado nacional de alta definição

Recentemente, com a chegada aos cinemas do novo filme da Pixar, detetamos que lojas como a Fnac e a Worten aproveitaram esta data para iniciar a pré-venda das edições físicas para o mercado Home Video. Nesse momento, apenas o DVD foi disponibilizado para compra, o que levantou, desde logo, a suspeita de que estaríamos perante uma repetição dos lançamentos nacionais de Coco e Black Panther.

Porém, como ainda nos encontramos a largos meses de distância do lançamento oficial, pensamos que a possibilidade da chegada de uma edição Blu-ray nacional ainda estaria a ser equacionada por parte da Disney. Pelo menos, até hoje…

Em contacto com a NOS Audiovisuais e o seu representante da Disney junto da distribuidora, recebemos a revoltante notícia que, de facto, o muito esperado The Incredibles 2: Os Super-Heróis apenas será disponibilizado, com áudio e legendas em português, numa simples edição DVD. A Disney tomou a (triste) opção final de não incluir o nosso idioma em nenhum dos seus disco Blu-ray. Esta gigante do entretenimento utilizará, mais uma vez, a sua tirania para que a Portugal seja retirada a possibilidade de desfrutar deste novo sucesso da Pixar em alta definição. Pelo menos, de usufruir com legendas em português…

À semelhança do que ocorreu com Black Panther, foi-nos também transmitido que a NOS Audiovisuais tentará disponibilizar no nosso país uma edição Steelbook importada. Porém, de momento, ainda não podemos confirmar que a mesma chegará, de facto, ao mercado nacional. O pedido de importação foi feito à Disney e a NOS ainda aguarda uma resposta por parte do estúdio. Mas, podemos adiantar já que, caso se concretize, esta importação chegará com unidades limitadas, tal como aconteceu com o filme da Marvel (que esgotou numa questão de dias).

E quanto ao lado da Disney? De certeza que a componente mais frustrante de toda esta situação reside no completo silêncio do estúdio, que se recusa a nos responder diretamente. Assim, mais uma vez, através da sua representante no nosso mercado (a NOS) recebemos a seguinte mensagem, como sendo a resposta oficial do estúdio:

(…) a Disney refere que as estratégias de distribuição variam de mercado para mercado e são baseadas nas especificidades de cada país, atendendo à procura do consumidor e à disponibilidade do formato. Assim, será avaliado para cada título o(s) formato(s) no(s) qual(ais) estará disponível.”

De um modo muito resumido, esperem que, na grande maioria dos títulos futuros do estúdio, não existam edições Blu-ray com opções em português. Esta será a linha a seguir para qualquer “sucesso mediano” de bilheteiras. As raridades ocorrerão apenas com os enormes sucessos. Com filmes que se transformaram em eventos cinematográficos. Isso explica o facto de Vingadores: Guerra do Infinito ser o único título Marvel recente a receber uma edição Blu-ray nacional, com legendas em português.

Quanto ao restante catálogo do estúdio (os títulos Star Wars), poderão contar com edições em alta definição legendadas uma vez que, a Lucas Film ainda controla todas as decisões para as suas propriedades e a Disney atua apenas com uma simples distribuidora.

E mudanças no futuro? Não acreditamos que tal seja possível. O estúdio virou, por completo, as costas ao nosso mercado e, muito dificilmente, voltará atrás. Resta-nos apenas familiarizar a assistir aos títulos do estúdio com legendas em inglês ou, infelizmente, recorrer a meios “menos legais”, caso precisemos do português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s